Estima-se que, de cada 100 pessoas, apenas 15 não necessitem usar óculos para enxergar melhor. Por esse motivo, o uso de óculos torna-se fundamental para muitos, auxiliando aqueles que têm dificuldades para enxergar de perto ou de longe, além daqueles que se sentem incomodados por dores de cabeça, coceira nos olhos, visão cansada e problemas como a síndrome do olho seco.
Entretanto, para que esse acessório seja eficaz, ele precisa estar limpo. Confira nossas dicas para limpar os óculos da maneira correta, para que você possa garantir uma boa visão, mesmo em uma idade mais avançada, quando outras doenças oculares não estiverem associadas à sua baixa visão.
Utilize apenas água corrente e uma gota de detergente neutro para lavar seus óculos, quando as lentes estiverem sujas, embaçadas ou com marcas de mão. Detergentes que não têm pH neutro podem deixar a lente craquelada e produtos como sabonetes oleosos e álcool podem manchar a lente, causando sérios prejuízos.
Para terminar o processo, procure enxaguar bem e secar logo em seguida, a fim de retirar resíduos e de evitar a permanência de manchas.
Muitas vezes, apenas uma flanela é suficiente para desembaçar as lentes. Mas, é preciso ter certeza de que o pano está limpo para não arranhar os óculos.
Se uma flanela seca não resolver, umedeça-a com uma gota de água para passar primeiro e use um tecido seco depois. De preferência, utilize o pano de microfibra, que costuma acompanhar os óculos, pois ele é o mais indicado para esse tipo de procedimento.
Não há necessidade de executar movimentos ríspidos na hora de limpar as lentes dos óculos. Para conseguir melhores resultados, você deve executar movimentos leves e circulares.
Para um trabalho completo, esfregue os dois lados da lente com suavidade e limpe a borda que faz contato com o rosto, removendo bem a sujeira. Lembre-se também de limpar todas as partes da armação, incluindo as almofadas que repousam sobre o nariz e as hastes.
A utilização de soluções anti-embaçantes pode oferecer um grande auxílio para quem deseja manter as lentes limpas em determinados ambientes. Portanto, se você costuma frequentar ambientes que possam deixar os seus óculos embaçados, deve considerar a utilização desse tipo de produto.
As soluções em spray são práticas de usar e você pode levar um frasco na bolsa para remover a sujeira do seu acessório sempre que precisar. Além de ter o efeito desengordurante, alguns produtos também servem para proteger as lentes contra embaçamentos e manchas.
Para cuidar bem da visão, além de fazer a limpeza dos óculos em casa, corretamente, também é importante levá-los a sua consulta oftalmológica periódica, para que o médico examine as lentes e, se julgar necessário, prescreva novas lentes ou solicite à ótica um tratamento restaurador.
A limpeza feita de maneira adequada é fundamental para prolongar a vida útil do acessório, além de proporcionar uma visão melhor e mais confortável. Mesmo assim, é preciso visitar o médico oftalmologista regularmente ou sempre que notar algo errado na visão, como as moscas volantes, que pode ser um sintoma relacionado às alterações na retina ou no vítreo (“gel” transparente que está localizado entre o cristalino e a retina).
Agora que você já conhece nossas dicas para limpar os óculos da forma correta, nos siga no Facebook e no Twitter e fique por dentro de outros assuntos!