O uso da maquiagem nos olhos requer um cuidado especial. Não é somente o ato de colocar a maquiagem no rosto que pode danificar os olhos, mas sim a forma como é feita a remoção dos produtos e o tempo de permanência dos mesmos em sua pele.
A maquiagem dos olhos é, de fato, a que mais chama a atenção e destaca o seu rosto. Mas a boa notícia é que, com os devidos cuidados, não será necessário abrir mão dela para manter seus olhos saudáveis. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!
Esse deve ser o seu primeiro cuidado. Os maiores problemas que as pessoas podem ter com o uso de maquiagem estão nos produtos fora do prazo de validade. É comum a utilização de um conjunto de sombras ou de um só lápis de olho durante vários anos. É verdade que esses produtos podem durar mesmo bastante tempo, mas você deve se atentar para o vencimento dos itens.
Os produtos vencidos podem causar reações alérgicas, dermatites e outras inflamações. Ainda, é possível que um cosmético armazenado por muito tempo acumule bactérias ou fungos causadores da conjuntivite e outras doenças da superfície oculoar. Ou seja, se a maquiagem passou do prazo de validade, não a use. É realmente melhor jogar fora!
Antes de adquirir um cosmético novo, é conveniente se informar sobre os componentes químicos contidos nele, especialmente se você já passou por algum tipo de alergia anteriormente.
Dê preferência a itens de boa qualidade. Se possível, escolha apenas aqueles reconhecidos e certificados por órgãos de saúde — nacionais ou internacionais.
Quando for usar, procure fazer o teste em outra região da sua pele, como o dorso da mão, antes de passar o produto no seu rosto e nos olhos. É a melhor medida para se prevenir de possíveis reações alérgicas.
Não retirar a maquiagem do rosto à noite é um hábito que deve ser evitado, pois pode prejudicar bastante a saúde ocular.
Passar a noite com maquiagem na região dos olhos pode aumentar o risco de infecções e outros problemas. Eles são percebidos por meio do inchaço nas pálpebras, coceira e vermelhidão nos olhos, por exemplo.
Acumular restos de maquiagem de um dia para o outro também pode causar terçol e blefarite. Cuidado com o rímel à prova d’água, pois o produto não sai com facilidade e é muito importante que seja completamente removido.
O uso de um bom demaquilante — ou mesmo de xampu infantil — pode afastar essas complicações.
O uso contínuo e em grande quantidade do lápis de olho pode causar o entupimento das glândulas na face interna das suas pálpebras. As vias lacrimais também pode sofrer danos, como processos inflamatórios, por exemplo.
Por isso, empregue uma quantidade moderada desse cosmético e sempre na parte externa da pálpebra, nunca na parte interna dos olhos.
Os movimentos bruscos facilitam que apareça irritação dos olhos, pois as partículas dos produtos como o brilho das sombras podem entrar e agredir a superfície ocular. Por isso, seja cuidadosa. Na hora de passar o demaquilante, faça movimentos circulares e tenha o auxílio de um algodão.
Além disso, tenha o hábito de cuidar da higiene da sua maquiagem. Lave com frequência seus pincéis e esponjas e jamais reutilize os algodões. Também evite compartilhar sua maquiagem com outras pessoas. Dessa forma, você previne o contágio de doenças oculares infecciosas, como a conjuntivite viral, por exemplo.
Seguindo esses cuidados, você pode utilizar sua maquiagem tranquilamente sem danificar os olhos.
Para saber mais consulte seu médico oftalmologista.
Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Deixe o seu comentário!