Temida por muitos, o diabetes é uma das doenças sistêmicas e autoimunes mais comuns: atinge cerca de 8,5% da população mundial. No Brasil, estima-se que a quantidade de diabéticos esteja na casa dos 16 milhões. Devemos, portanto, falar sobre como o diabetes pode afetar a visão.
As doenças oculares que atingem diabéticos compreendem um grupo de patologias que têm potencial para causar a perda severa e até completa da visão. O problema é sério: muitos casos de cegueira são causados por problemas relacionados ao diabetes. E pior: boa parte deles são irreversíveis, mas poderiam ser evitados, se diagnosticados e tratados precocemente.
Por isso, a informação é a melhor arma para a prevenção, não é mesmo? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Como o diabetes pode afetar a visão?
Primeiramente, é importante entender que, quando você olha para algo, a luz passa pela frente do olho e é focada na retina, cuja função é converter a luz em sinais elétricos que são enviados para o cérebro. Ela é nutrida por diversos vasos sanguíneos, que podem ser danificados pelo diabetes, causando alterações que podem levar à sangramentos e diminuição da oxigenação da mesma.
A luz que entra nos olhos é focada em uma pequena área de sua retina central chamada mácula — que permite reconhecer cores e ver os detalhes com clareza — local que também pode ser danificado, principalmente pelo conhecido “edema macular diabético”, onde ocorre extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para a área macular, podendo causar uma diminuição significativa da visão e lesão irreversível dessa importante região da retina.
As mudanças nos níveis de açúcar no sangue podem afetar o cristalino, a lente natural do olho, resultando em piora da visão ou, após alguns anos, evoluir para catarata, que é a opacificação do cristalino.
Algumas pessoas com diabetes desenvolvem glaucoma, uma condição do olho que que causa danos irreversíveis ao nervo óptico.
Quais são as principais doenças causadas pelo diabetes?
Glaucoma
O glaucoma é uma doença em que o dano no nervo óptico leva a perda de visão progressiva e irreversível, sendo uma das principais causas de cegueira.
Diabéticos são duas vezes mais propensos a desenvolver glaucoma, sendo o glaucoma neovascular muito comum nesses pacientes. Esse tipo de glaucoma é grave e pode levar à cegueira irreversível, além de interferir na qualidade de vida do paciente, principalmente devido à dor causada pela inflamação e aumento da pressão intra-ocular.
Catarata
Os diabéticos são de 2 a 5 vezes mais propensos a desenvolver catarata (opacificação do cristalino, a lente natural do olho.
Retinopatia diabética
O alto nível de glicose no sangue está associado a danos aos vasos sanguíneos da retina, levando à retinopatia diabética. Em seu estágio mais avançado, essa doença prolifera novos vasos sanguíneos anormais na superfície da retina, o que pode levar a hemorragias e até descolamento da retina.
A retinopatia diabética é a causa mais comum de perda de visão entre pessoas com diabetes e está associada a diversas outras complicações, como o glaucoma e edema macular.
Como o diabético pode se prevenir?
O acompanhamento adequado das complicações oculares do diabetes pode evitar a perda de visão, que muitas vezes é irreversível. A redução de riscos de cegueira, com esses cuidados, pode chegar até 95%.
Diabéticos devem fazer exames oftalmológicos com uma frequência que deve ser estipulada pelo médico oftalmologista.
Agora que você sabe como o diabetes pode afetar a visão, não esqueça: deve-se manter a doença controlada, com os níveis de glicose em ordem e sempre optar por uma vida saudável.
Ficou com alguma dúvida sobre como essa doença pode afetar a visão? Então, deixe um comentário com o seu questionamento!