Quem usa lentes de contato com frequência sabe que a tarefa exige muitos cuidados para garantir a saúde dos olhos. Como a região é muito sensível, é natural que envolva cuidados especiais, caso não queira sentir irritação, vivenciar alguma resistência ao material ou ainda ficar com os olhos vermelhos, decorrentes de infecções.
Para saber como usar lentes de contato da maneira correta e evitar esses sintomas, não deixe de ler esta postagem. Compartilharemos, agora, os cuidados que você deve adotar a todo momento para não prejudicar a sua visão. Vamos lá?
Antes de encostar nas lentes e nos olhos, seja para colocar ou tirar, é muito importante lavar bem as mãos. Essa é a parte do corpo que promove o contato, então, se não quiser ter algum tipo de irritação, é fundamental que ela esteja devidamente higienizada.
Dê preferência para as opções antibacterianas e seque com uma toalha ou folha de papel, deixando de lado os fiapos. Assim fica mais fácil preservar a região e reduzir as chances de desenvolver infecções ou alguma irritação.
O estojo onde as lentes são guardadas é um ambiente muito importante e deve ser bem higienizado para evitar a proliferação de micro-organismos. A limpeza deve ser feita uma vez por semana. Basta retirar a solução do estojo e enxaguar com uma nova dosagem do produto, usando uma escova de dente para remoção das impurezas. Além disso, o ideal é que ele também seja trocado a cada seis meses.
O soro fisiológico não é a melhor opção para limpeza, tantos das lentes quanto do estojo. Isso acontece porque eles não têm os agentes de limpeza, então o ideal é investir nos produtos específicos para esse tipo de procedimento. A água da torneira também não deve ser usada.
Em algumas ocasiões, os olhos podem sofrer com algum tipo de irritação ou até mesmo doenças, como a conjuntivite. Nesses casos, o recomendado é que as lentes de contato não sejam usadas até que tudo volte ao normal.
Para esse tipo de situação, é fundamental ter um par de óculos reserva para substituir o uso e continuar a enxergar normalmente.
Por mais atraente que essa ideia possa parecer, é fundamental ter disciplina e não dormir com as lentes nos olhos. Se essa atitude parece despretensiosa, é bom saber que pode ser muito prejudicial para diversas estruturas da superfície ocular, principalmente para a córnea, já que o oxigênio chega até essa estrutura por meio da lágrima — o que diminui quando estamos em uso das lentes de contato.
Essa medida pode prejudicar o funcionamento da fisiologia ocular e até favorecer o desenvolvimento de fungos e bactérias, que são consideradas complicações graves relacionadas ao uso de lentes de contato.
O oftalmologista é um profissional especializado nos cuidados com os olhos. Então, é fundamental escutar e seguir suas recomendações. Embora os problemas sejam raros, essa é uma maneira de reduzir as chances de qualquer infecção ocular.
Somente o médico oftalmologista está apto a receitar óculos e lentes de contato, assim como acompanhar a adaptação do paciente ao produto. É ele que faz a medição da curvatura da córnea, verifica grau, espessura e diâmetro das lentes ideais para cada paciente.
Comprar na loja pode parecer tentador, mas como as lentes não são feitas sob medida, podem causar problemas para a saúde dos olhos. Portanto, deixe de lado a ideia de usar a receita de lente de contato para comprar em farmácias!
Depois de saber como usar lentes de contato da maneira correta, não deixe de seguir essas recomendações para proteger seus olhos. Assim, você garante uma boa visão e a praticidade que elas podem proporcionar.
Você conhece outro cuidado interessante que deixamos de citar aqui? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!